PESTE NEGRA MATOU 1/3 DA POPULAÇÃO MUNDIAL



Os relatos sobre a peste negra foram registrados durante a guerra entre genoveses e mongóis travada na cidade de Caffa (atual Teodósia), na Península da Crimeia, em 1346.
Ao ver que os mongóis muçulmanos morriam, os genoveses católicos atribuíam à doença à justiça divina, pois era um sinal inequívoco que Deus estaria do lado dos cristãos.
Quando a contenda acaba, os genoveses voltam à Península Itálica levando a bordo ratos que hospedavam pulgas e eram elas que transmitiam a bactéria da doença. Outro caminho de propagação foi a Rota da Seda por onde passavam as caravanas vinda do Oriente em direção aos mercados europeus.
Esses ratos entrarão em contato com seus pares europeus e assim é disseminada a enfermidade a partir de portos como Veneza, Marselha, Barcelona, Valência, etc....Era transmitida pela pulgas dos ratos, As possuíam um nariz de meio pé de comprimento, com a forma de um bico, preenchido com perfume em apenas dois orifícios, um de cada lado, perto das narinas, mas que eram o suficiente para respirar e reunir o ar das drogas alojadas no interior do bico. Sob o casaco usam botas de couro marroquino (couro de cabra) por cima dos calções que estavam amarradas a estas botas e uma blusa de manga curta em pele lisa, do qual o extremo inferior é dobrado para dentro dos calções. O chapéu e as luvas também são feitas da mesma pele... com lentes sobre os olhos.😢

Comentários

Postagens mais visitadas