HARAKBUT, a pedra com formato de rosto humano na Amazônia Peruana




Você sabia | No meio da Amazônia há um enorme rosto de pedra e eles o chamam de "O Rosto de Harakbut".
A estrutura foi descoberta em 1935, mas não existe nenhum registro histórico oficial de como surgiu ou foi encontrada. Por conta de sua semelhança com a face, a “escultura” é chamada de “O misterioso rosto de Harakbut”. Acredita-se que ele apareceu por obra da natureza mesmo, mas há quem fale que foi resultado de mãos humanas ou até mesmo de extraterrestres.
O mais curioso é que o rosto de Harakbut tem características e traços muito fortes, destacando-se no penhasco, como se um gigante estivesse adormecido no local olhando para longe. Por isso, algumas tribos que habitam a região consideram a escultura a presença de um de seus deuses.
Em 2021, o Ministério da Cultura (Mincul) declarou o sítio arqueológico Casa del Inca Patrimônio Cultural da Nação, que evidencia a presença dos Incas na reserva comunal Amarakaeri (RCA), localizada na província de Manu, departamento amazônico de Madre de Dios.
Para chegar ao local é preciso fazer uma viagem de Puerto Maldonado até a comunidade de Puerto Luz (6 horas), depois se segue viagem pelo rio (um dia) e a viagem continua a pé (um dia e meio) até o local.

Comentários

Postagens mais visitadas