Qual a ORIGEM da lenda do LOBISOMEM?


 

Quase todas as culturas antigas tinham lendas que misturavam homem e animal, como forma de explicar, por exemplo, crimes violentos e surtos de fúria.

O mais antigo exemplo sobrevivente da transformação de homem em lobo é encontrado na Epopeia de Gilgamesh, por volta de 2.100 aC. No entanto, o lobisomem como o conhecemos hoje apareceu pela primeira vez na Grécia e Roma antigas, em textos etnográficos, poéticos e filosóficos.
A maioria dos estudiosos dos lobisomens concorda, porém, que os lobisomens podem ser rastreados até a pré-história, embora infelizmente nós - obviamente - não tenhamos as histórias reais. Mas a datação por carbono de pinturas rupestres e artefatos pré-históricos coloca crenças de lobisomem que remontam a 45.000 à 75.000 A.C - "Antes do Presente", um termo usado por sistemas de datação por carbono. Então, estamos falando do início da Era Paleolítica ou algo assim.
De acordo com lendas muito antigas, os lobisomens costumavam ser lobos normais, que eram os guardiões dos homens. Mesmo amando os homens, eles os invejavam e sua capacidade de andar, falar e fazer todas as coisas que nunca poderiam.
Então o lobo se levantou e se tornou homem, e os imitou e se comportou como eles, mas não foi o suficiente. Eles ficaram com tanto ciúme que rezaram para a lua e para a mãe natureza, pedindo-lhe que lhes concedesse a capacidade de serem humanos (é daí que vem o mito da lua). Finalmente, eles realizaram seu desejo e assim nasceu o lobisomem. Uma criatura que poderia assumir a forma humana e animal, e estar em harmonia. Às vezes chamados de Canes ou Lyman.
Depois de um tempo, o homem ficou com ciúmes da força e habilidades do lobisomem e os expulsou, e é por isso que agora os lobisomens não se associam mais aos humanos. Milhares de anos se passaram e os humanos se esqueceram dos lobos e começaram a caçá-los e matá-los por carne e por prazer. Isso irritou os lobos e os fez atacar, mas percebendo que as habilidades que eles desejavam tinham um preço, fez com que os humanos que foram mordidos se tornassem como eles. Eles também perceberam que seus filhos nasceram humanos. Todo presente deve vir com um preço.
Os lobos se retiraram mais para a selva, isolando-se completamente da sociedade humana e o homem tornou-se a criatura dominante no planeta.
Agora, nos dias modernos, os lobisomens continuam escondidos na selva, vivendo tanto como homem quanto como animal. Alguns vivem mais perto da civilização e até dentro dela, em segredo. E alguns lobos (mesmo os que vemos na natureza) nem sabem que têm a capacidade de se transformar em humanos. Alguns sim, outros não, mas todos estão conectados uns aos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas